-Título do projeto: Projeto A.M.I.E. 2007 no Bernal
- Nome da Escola: U.M.E. “Profª Maria de Lourdes Borges Bernal” do período vespertino
- Segmento: Alunos do Ensino Fundamental I
- Justificativa: Partindo do pressuposto de que “ As necessidades individuais e específicas de cada educando deverão ser atendidas singularmente, já que as características singulares de cada aluno implicam formas próprias de apreensão da realidade. Neste sentido, todo o aluno tem necessidades educativas especiais, manifestando-se em formas de aprendizagem sociais e cognitivas diversas.”( in Projecto Educativo da Escola da Ponte) daí surgiu a necessidade do Trabalho Voluntariado e consequentemente o surgimento do Projeto A.M.I.E. para estar atendendo a essa demanda .
- Objetivos:
- Despertar nos educandos participantes do projeto, tanto monitores, quanto alunos beneficiados, a consciência da cidadania;
- Capacitar os AMIEs para que possam exercer suas funções e aumentar seus conhecimentos sobre informática e Ação Social;
- Inserir e despertar a busca por maiores conhecimentos, colaborando assim, para que os AMIEs sejam autônomos, responsáveis e inseridos no novo contexto tecnológico;
- Proporcionar condições para que educandos e educadores se integrem nos novos processos do conhecimento para que adquiram uma nova percepção de mundo, novos valores e novas formas de atuação social;
- Criar um ambiente interativo e que estimule a aprendizagem de forma independente e contextualizada desenvolvendo habilidades cognitivas.
- Público Alvo: Dos 1ºs aos 3ºs Anos, alunos participantes de outros projetos que a escola desenvolva e demais usuários do Laboratório de Informática.
-Nome da POIE: Rosimary Rubio de Brito
- Recursos utlizados:
- Materiais disponibilizados no Laboratório de Informática
-Desenvolvimento:
- Instruções orais ao AMIEs ;
- Conversa e entrevista com os responsáveis dos AMIEs explicando os objetivos do Projeto;
- Autorização para participar do Projeto A.M.I.E. 2007;
- Autorização de uso de imagem, som de voz, nomes e dados biográficos em obras de preservação histórica e educacional;
- Confecção de um “Livro Ponto” para controlar o horário de entrada e saída dos AMIEs:
- Identificação dos AMIEs através de crachás e avental com o nome do projeto;
- Abertura de e-mails para os AMIEs que ainda não possuem e criação Home Page;
- Solicitação de um caderno para anotarem os assuntos mais complexos;
- Nas horas que por ventura estiverem ociosas deveram usar os micros para digitar trabalhos e fazer pesquisas escolares solicitadas pelos professores da manhã.
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